Banhinho é bom

Banho em bebês e crianças, pra mim, era sinonimo de choro e desespero.

Pelo menos era a experiência que tive, na minha família não tinha crianças pequenas pra eu conviver diariamente, só nos últimos anos é que as crianças começaram a aparecer. Nunca havia pego um bebê no colo, pelo menos, não um com menos de 1 ano; quando meu primeiro sobrinho nasceu (à 4 anos) só brincava com ele deitado na cama, pegar no colo mesmo só depois dos 3 meses, mas nunca acompanhei banhos.

Já com o segundo, com dois anos hoje, as coisas foram bem diferentes, fui a primeira a pega-lo no colo ainda na maternidade, ajudei nas primeiras semanas fazendo de tudo, como sempre digo estava fazendo um estágio e nem sabia, cheguei a dar banhos nele mas sempre foram a base de muito choro e ainda hoje é assim.

Quando o Yuri nasceu, ainda na maternidade, dei seu primeiro banho, e como o menino chorou, nos dias que se seguiram não foi diferente, em casa a mesma coisa, choro, choro, e mais choro. Todo mundo dizia que é assim mesmo, as vezes acostuma e para de chorar, as vezes não. Tanto pra mim, como para o pai dele, banho é algo prazeroso; eu passava um bom tempo no chuveiro durante a gravidez só deixando a água cair na barriga, queria que ele curtisse esse momento tanto quanto nós.

Possivelmente o banho de balde ajudasse nisso, mas ele era tão pequenino e estava tão friu que não tivemos coragem, além do mais nunca concordei com banhos rápidos em bebês e devido ao clima não tinha como ser diferente. Já havia lido e ouvido que algumas pessoas davam banho no chuveiro, com o serzinho no colo, naquele momento valia tudo pra ele relaxar mais.

Levei ele pro pai durante seu banho, ele ainda cabia apoiado no antebraço do Caio, que o colocou em baixo da água e… nada de choro, mal dava pra acreditar ele curtiu na hora, no fim do banho o Caio me chamou, peguei, sequei e dei mama, nos dias seguintes fizemos o mesmo processo, pra ter certeza que não era sorte de principiante, e confirmamos que o negócio tinha dado certo. Tomei coragem e passei a dar banhos assim também, dava um medinho de escorregar, passamos a revezar. concluímos que ele se sente mais acolhido, menos inseguro e relaxa.

Quando o Caio não esta em casa e ele precisa tomar banho (por que se sujou muito), dou na banheira mesmo, mas hoje ele curte tanto o banho que não chora mais, pode ser no colo, na banheira, na bacia, onde for. Com o passar do tempo descobrimos que o melhor horário é a noite, entre 22 e 23 horas, toma seu banho, mama e dorme, se necessário toma outro durante o dia.

Por isso recomendo, não quer que seu filho fique chorando durante o banho, tente dar banho nele no chuveiro, pro Yuri  deu muito certo, mais firminho, agora com 3 meses, começou até a brincar na água e sai do banho abrindo a boca de sono.

Anúncios

3 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Lucia Helena
    ago 18, 2011 @ 11:07:05

    Aline, tenta o balde de novo, como disse a Claudia. Para eles é uma lembrança da barriga…Primeiramente, você coloca dentro envolto em uma toalha de fralda e ele deve ficar mergulhado inteiro, até à nuca. Portanto não sente frio. A Mia, nesta semana, entrou chorando (berrando), rapidinho estava fechando os olhos e dormindo. As mãozinhas cruzadinhas no limite da água, lindo. E o tempo, o máximo que você puder (15, 20, 30 minutos) e a água estiver quente ainda. O primeiro banho de balde deles foi o pediatra que deu e a temperatura da água estava em torno de 40 graus incialmente, a conselho dele. E se possível, pouca luz, pois na barriga era escurinho.

    Lindo o blog, a intenção dele.

    Responder

  2. Claudia Assir
    ago 13, 2011 @ 18:39:11

    Amore, tenta o balde de novo agora que tá esquentando, fez milagres pela Sofia. Ela curtia bem muitão. Beijos!

    Responder

  3. Thais Gonçalves
    ago 13, 2011 @ 17:53:47

    Que gracinha Aline!! Imagino que ele deve estar uma “gostosura”.

    Ja vou seguindo as dicas pra quando vier o meu!!

    Bjinhus pra familia

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: